No início do ano letivo 2014/2015, foram efetuadas obras nas instalações do Centro Infantil de Pevidém, de forma a permitir a melhoria global dos espaços afetos às diferentes atividades.
Assim, efetuou-se a substituição total do telhado, uma vez que não ofereceria as condições de segurança e de isolamento necessárias.
Foi também efetuada a renovação dos espaços afetos às Atividades de Tempos Livres das crianças em idade escolar. Todos os espaços foram renovados e adequados às necessidades desta faixa etária.
Paralelamente, foram desenvolvidas as infraestruturas que permitem concretizar o projeto da Horta Pedagógica do CIP, tendo por base um projeto pedagógico centrado na promoção do desenvolvimento global da criança, de forma pluridimensional.
Considerando os valores e objetivos da SCMRA, consideramos que o projeto educativo deve estimular cada uma das crianças que frequentam o Centro Infantil, possibilitando-lhes explorar e desenvolver, até ao limite, as suas capacidades. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da auto-estima, da auto-confiança, formando crianças capazes de pensar e de agir autonomamente. Crianças criativas e abertas à inovação, sensíveis às dimensões artísticas, ecológicas e ambientais.
Crianças solidárias e tolerantes. Cada criança é única e as suas especificidades deverão ser identificadas, valorizadas e potenciadas, através da implementação de projetos que envolvam diversos domínios, de entre os quais é, certamente de destacar, o ambiente. Neste contexto e considerando a importância da envolvente, pretendemos, de forma global e transversalizada, promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade, com um claro enfoque na sensibilização para a poupança dos recursos naturais e da energia. Este projeto de Horta Pedagógica tem os seguintes objectivos:
• Incentivar uma relação positiva com o meio ambiente, sensibilizando para práticas ambientais sustentáveis;
• Aplicar conceitos e técnicas inovadoras em termos agrícolas e de uso da energia e dos recursos naturais;
• Promover competências criativas e inovadoras;
• Desenvolver o sentimento de partilha e colaboração;
• Fomentar o sentido de organização no espaço e no tempo;
• Estimular o desenvolvimento sensorial, concretamente através da exploração da dimensão visual, olfativa e tátil.