Criada em 2006, a Unidade de Internamento de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave assenta no princípio da adequação dos cuidados às necessidades de reabilitação ou de manutenção das funções básicas do indivíduo, permitindo aos utentes recuperarem a sua autonomia para a realização das suas atividades diárias e reduzirem o seu grau de dependência.
No âmbito da comemoração dos 10 anos de funcionamento da UICC da SCMRA, que decorreu no passado dia 19 de dezembro, foi realizado um balanço total dos utentes internados na Unidade. O maior registo verificou-se na Unidade de Convalescença, com 1.647 utentes, seguindo-se a Unidade de Média Duração com 600 utentes e, por último, a Unidade de Longa Duração e Manutenção com 144 utentes admitidos. Nos últimos dois anos, entre 2015 a 2016, a taxa de ocupação média anual foi superior a 90% em todas as valências da UCCI, correspondendo a menor percentagem, entre 91% e 93%, à Unidade de Convalescença, refletindo uma média de 27 dias internamento durante o ano de 2016. Na UMD verificou-se uma média de 64,7 dias de internamento, com uma taxa de ocupação entre os 95% e os 96%. Por sua vez, a ULDM foi a que maior taxa de ocupação registou e um número médio de dias de internamento, entre os 99% e 100% e 388, 3 dias, respetivamente.
Durante o dia da celebração, estiveram presentes elementos da Equipa Coordenadora Local, bem como o Sr. Provedor e o Administrador-Delegado da SCMRA, assim como vários colaboradores da Instituição e utentes internados na Unidade.
Galeria de Imagens dos 10 Anos de Funcionamento da UICC.