A 13 de maio de 2015, o Papa Francisco decidiu “convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus.” Foi com estas palavras que o Santo Padre anunciou o Ano do Jubileu da Misericórdia, que será marcado pela realização de diversas atividades comemorativas e que contarão com a presença da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave.
Deste modo, no passado dia 21 de maio, a Arquidiocese de Braga tomou a iniciativa para uma peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora do Sameiro. Com ações a cargo dos Padres Abel Faria e Sérgio Torres, a Eucaristia foi presidida pelo Sr. Arcebispo, D. Jorge Ortiga.
No mesmo âmbito, a 25 de junho, a União das Misericórdias Portuguesas realizou a Peregrinação Nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima. O encontro reuniu cerca de dez mil participantes de todo o país e contou com a forte presença da SCMRA, traduzindo-se numa oportunidade para o reforço de laços e de convívio entre todos.
A Eucaristica foi celebrada pelo Sr. Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que declarou que “A história das Santas Casas é meritória de todos os elogios. Peço a cada uma que dê o seu contributo para que hoje o rosto da Igreja seja o da Misericórdia. Vejamos o que é ter olhos de Misericórdia e assim veremos que faz sentido o Papa ter proclamado um ano Santo da Misericórdia”.
Galeria de Imagens da Peregrinação Nacional das Misericórdias.