O evento, a cargo da Fundação AIP, possibilitou reunir instituições e associações do terceiro setor, empresas, entidades públicas e público em geral que, através da apresentação de novas soluções e respostas sociais, foi palco para estimular a sustentabilidade e contribuir para a evolução e modernização do setor.
Entre 19 e 21 de maio, na Feira Internacional de Lisboa, teve lugar a 1.ª edição do Portugal Economia Social. O encontro, realizado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, contou com a presença de dezenas de expositores que, de todo o país, aí aproveitaram para se darem a conhecer e contactarem com entidades das mais vaiadas áreas de atuação.
A economia social tem vido a afirmar a sua capacidade para a resolução dos novos problemas sociais e da valorização das atividades económicas ao serviço das necessidades sociais. Com um peso na economia nacional, regional e local cada vez mais expresso, onde representa já mais de 55 mil entidades, 260 mil trabalhadores e movimenta recursos no montante de 15 mil milhões de euros, visa promover o desenvolvimento de respostas nas regiões mais deficitárias, a coesão social, o combate à exclusão social e à pobreza, a criação de emprego assim como a melhoria das condições de empregabilidade.
A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, numa iniciativa dedicada à mostra de produtos e serviços que visam criar valor acrescentado e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, aproveitou para apresentar as atividades sociais que desenvolve, nomeadamente na saúde, na educação, na inclusão social e no combate à pobreza, no apoio alimentar e no incentivo à natalidade, assim como o projeto do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências.
Galeria de Imagens da participação da SCMRA no Portugal Economia Social.