Como celebração do encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, realizou-se no dia 19 de novembro a inauguração do restauro da Capela da Misericórdia de Riba de Ave.
A celebração eucarística, presidida por sua Excelência Reverendíssima, Dom Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, a par da inauguração do restauro da Capela, possibilitou a benção do novo Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, aprovado pela Cúria Arquiepiscopal de Braga em outubro de 2015, e a homenagem da Santa Casa da Misericórdia a casais de Riba de Ave com idade de matrimónio entre os 25 e 35 anos e superior a 50 anos. Nas palavras de Dom Jorge Ortiga, “…a Misericórdia de Riba de Ave, com a preocução de Cuidar do Criado e depois das importantes obras de restauro, não esquece as pessoas, homenageia com a Benção Papal alguns casais unidos pelo sacramento do matrimónio, devendo esta Eucaristia ser um reforço da aliança matrimonial…”.
A atual Capela da Misericórdia foi, até julho de 1950, a Igreja da Paróquia de Riba de Ave. A sua contrução situa-se no Séc. XVIII e foi a sucessora de uma outra igreja que remonta ao Séc. VI.
Ao longo dos seus quase três séculos de existência, a atual Capela da Misericórdia foi objeto de vários restauros e transformações. Em 1950, foi esta antiga Igreja Paroquial transladada para junto do Hospital Narciso Ferreira para serviço religioso. Desde essa data passou também a ser conhecida como Igreja da Misericórdia ou Capela do Hospital.
Na sua curta história como Capela da Misericórdia de Riba de Ave teve como capelães:
• Padre Manuel Bouça (1950 a 1956) †;
• Padre Doutor Aurélio Pereira (1956 a 1970) †;
• Padre Narciso Ramos Melo (1970 a 1993) †;
• Padre José Manuel Pinheiro (1993 a 1995);
• Padre José Barbosa Granja (1995 a 1997);
• Padre Avelino Mendes (1997 a 2007);
• Padre Victor Mendes Pinheiro (desde 2007).
O obra de reabilitação a que a Capela foi agora sujeita compreendeu o arranjo do telhado, o restauro das paredes internas e externas e dos altares, com cuidada atenção à talha dourada, aos Santos e retratos, ao sistema elétrico e de som, sendo ainda equipada com um eficiente sistema de aquecimento.
Concluída a Eucaristía, seguiu-se um almoço no Centro Paroquial de Riba de Ave que celebrou mais um fraterno convívio entre os Órgãos Sociais e Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e todos os participantes da comemoração.