Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave apoia mensagem do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E.
A Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, parceira do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E. (HSOG) no combate ao novo coronavírus, partilha e apoia a mensagem do HSOG sobre o Estado de Emergência do país e as medidas de mitigação da COVID-19.
"
Esta é uma mensagem enviada por todos os profissionais do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães a toda a população que este Hospital serve.
O Estado de Emergência mantém-se. As medidas de mitigação da COVID-19 também.
Todos estamos conscientes do momento difícil que atravessamos, combatendo uma doença potencialmente fatal e altamente transmissível.
Qualquer um de nós, descuidando as medidas de prevenção que vêm sido repetidas, pode ser contaminado.
Ao longo dos últimos 2 meses, aqui no Hospital temos estruturado e implementado, com a colaboração de todos, um conjunto de medidas que visam não só melhorar as condições de tratamento daqueles que estão infetados pelo SARS-COV-2, mas também garantir segurança no tratamento de pacientes com outras patologias e risco reduzido de infeção para os nossos profissionais.
Nós, Profissionais do Hospital, estamos conscientes que estas medidas se transformaram nas nossas novas rotinas de trabalho, e terão que nos acompanhar (com este ou aquele acerto) até que haja uma vacina ou tratamento eficaz para esta doença.
Como é do conhecimento de todos, estas vacinas ou tratamentos podem demorar até um ano a estar disponíveis. Pelo caminho, e sem aviso prévio, podemos ter que viver um novo surto da doença, eventualmente até de maior gravidade.
Por isso, entendemos ser urgente que todos tenhamos consciência deste aspeto fundamental:
Ainda não ultrapassamos este surto. O combate continua e não podemos de forma alguma facilitar nas nossas atitudes, sob pena de gerarmos uma situação muito mais complicada de ultrapassar.
Não é possível abrir brechas no trabalho de proteação que temos efetuado. Não é altura de descuido ou facilitismos. Estamos focados em aniquilar este surto de forma determinada, coerente e sem distrações para entrarmos numa "nova normalidade" e muito do que temos aprendido até aqui continuará a ser feito diariamente.
Há um conforto particular que temos que encontrar no meio desta adversidade. Estamos agora melhor preparados e equipados para o futuro. Adquirimos rotinas de trabalho e de socialização que são mais sólidas para lidar com esta nova realidade. Se formos persistentes poderemos recuperar mais depressa uma grande parte da nossa vida e a nossa atividade profissional, adaptadas às novas regras de comportamento social a que este vírus obriga.
Para já, precisamos manter o respeito, até aqui civicamente demonstrado por todos, no que toca às medidas associadas a este Estado de Emergência Nacional: manter distanciamento social, ficar em casa, lavar as mãos frequentemente, usar máscara em locais públicos.
Não é hora de nos distrairmos. Temos que continuar a manter cuidado, rigor e disciplina.
Pelos nossos doentes. Por todos nós.
A Comissão de Acompanhamento da COVID-19 do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães
Fontes e documentos relacionados